Digite sua busca

 

 

SAÚDE Sem categoria

Distúrbios do sono podem colaborar com o desenvolvimento de doenças; confira quais

Atividade essencial para a sobrevivência, um boa noite de sono pode significar um dia bastante produtivo. No entanto, durante a pandemia de Covid-19, cerca de 74% dos brasileiros não estão dormindo bem, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Royal Philips.

Em entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, na manhã desta segunda-feira (5), o médico generalista, José Antônio, abordou os prejuízos causados por noites mal dormidas. Conforme o especialista, esta desregulação podem colaborar para que o indivíduo venha a ter doenças como diabetes, hipertensão, diabetes, hipertensão, distúrbios cardiovasculares, Acidente Vascular Cerebral (AVC), enfarte e obesidade.

“A nossa memória depende muito do sono. Uma pessoa que não dorme bem, é uma pessoa que não vai se lembrar direito das coisas. É uma pessoa que não conseguir ter uma boa vida estudantil, ela terá dificuldades de assimilar assuntos”, revela.

Distúrbios do sono

Distúrbios do sono mais comuns, a insônia, apneia e o sonambulismo também foram comentados durante a conversa. Fatores como o estresse, o cansaço e o uso de medicamentos podem ser considerados fundamentais para o desenvolvimento destas enfermidades.

Segundo o médico, pessoas que se privam do sono, podem desenvolver, seguramente, transtornos e uma síndrome metabólica, levando a uma decadência física e orgânica.

Alimentos prejudiciais ao sono

Alvo de mitos, o consumo de certos alimentos como como café, refrigerantes a base de cola, chocolate, bebidas à base de cafeína também podem ser considerados prejudiciais para um boa noite de sono.

“Esses alimentos vão estimular o sistema nervoso central, de modo que essas pessoas terão dificuldade para dormir. É importante evitar esse consumo após ás 17h”, alerta.

Foto: IStock

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143