Por Agência Brasil
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, denunciou o movimento de setores do mercado financeiro contra a renegociação das dívidas dos estados. O senador esteve nesta sexta-feira (12) em um evento para jornalistas em São Paulo.
Para Pacheco, o mercado estaria interessado nas privatizações de estatais estaduais à “preço de banana”. Na proposta do senador, os estados podem usar ativos, como as estatais, para abater as dívidas com a União.
Rodrigo Pacheco voltou a defender a proposta de refinanciamento apontando que as dívidas são impagáveis. Ele alertou que a proposta não altera o valor total da dívida, mas apenas sua correção monetária, e que os estados não endividados também poderão se beneficiar.
O próprio presidente do Senado apresentou projeto, essa semana, para buscar uma solução para as dívidas de mais de R$ 760 bilhões dos estados e do Distrito Federal com a União.
Os débitos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás representam quase 90% de toda essa dívida.