Digite sua busca

 

 

Bahia Destaque Entrevistas Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Doenças respiratórias são mais frequentes durante inverno

É tempo de tirar o casaco do armário, separar o guarda-chuva e cuidar da saúde! Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias como gripe, resfriados, rinite e sinusite são as mais frequentes neste período. É preciso estar atento aos sinais, pois, a depender da gravidade a doença pode se tornar crônica.

Estas enfermidades geralmente atingem os órgãos e as estruturas do sistema respiratório — vias nasais, faringe, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, pulmões e alvéolos pulmonares. Desta forma, sintomas desconfortáveis como: inflamações, congestionamento das vias nasais e aéreas, tosse e espirros é capaz de incomodar de qualquer pessoa.

Entretanto, além da estação mais fria do ano, outro fator que vem preocupando é a pandemia, uma vez que a Covid-19 pode afetar diretamente o sistema respiratório.

Em entrevista realizada no Balanço Geral na manhã desta terça-feira (06), o médico Marcos Junical ressaltou sobre a importância de estar atento e procurar um especialista para diferenciar o tipo de doença.

 “Hoje em dia, com o Covid-19, é claro que se confunde. Alguns casos se confundem mais, outros menos, mas quando recebemos um paciente no consultório com uma inflamação das vias respiratórias altas e a gente percebe que pode existir a possibilidade de ser Covid, é claro que por via das dúvidas pedimos o exame. Porque com o exame, o paciente pode se cuidar”, disse.

Ao perceber algum sintoma diferente, é importante tomar cuidado com a automedicação, principalmente com os antibióticos. De acordo com Junical, o remédio pode ser prejudicial quando manuseando de forma incorreta.

“Algumas pessoas acabam tendo remédios que não deveriam ter, principalmente antibióticos e acabam tomando este remédio por conta própria. Isto é um passo ruim, pois além de mascarar a própria doença, ele pode causar alguns efeitos colaterais ruins e resistência nos germes quando utilizado por conta própria”, frisou ele.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143