Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Pandemia Salvador SAÚDE

Dois navios internacionais ficam em quarentena na costa de Salvador após tripulantes pegarem Covid

Uma embarcação com bandeira da Suíça e outra de bandeira liberiana, na África, estão na área de quarentena na Baía de Todos-os-Santos, na costa de Salvador, após membros da tripulação testarem positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (4) pela Anvisa e Companhia de Docas da Bahia (Codeba).

O navio Romandie, do país europeu, está na baía desde o dia 28 de maio. A embarcação possui 21 marinheiros e saiu da Rússia, até ancorar na costa de Salvador e vetou embarque e desembarque e somente equipes médicas têm acesso ao navio. Já o navio Falcon Maryam, da Libéria, chegou dois dias antes, em 26 de maio, e está no local após confirmação de que 23 marinheiros estavam infectados. Antes de parar para a quarentena na Baía de Todos-os-Santos, o navio passou por Manaus e Belém.

Até o momento não há informação sobre o quadro de saúde dos tripulantes acometidos pela doença em ambos os navios. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nenhum dos casos há suspeita de relação com a variante B.1.617, cepa identificada na Índia. A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) afirmou que o Navio Romandie, seguindo determinação protocolar da ANVISA, responsável pela condução, junto com autoridades médico-sanitárias locais, do caso do tripulante da referida embarcação que testou positivo para Covid-19, permanece
ancorado na área de quarentena. Sobre o navio Falcon Maryan, até a presente data, não há registro de pedido para atracação da embarcação nos Portos Organizados da CODEBA.

“A prevenção é fundamental para o combate à disseminação da doença. A imunização dos trabalhadores portuários já está em andamento aqui na Bahia.
O grupo foi incluído na categoria prioritária, seguindo determinação do Ministério da Saúde, após intervenção do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Com a chegada, esta semana, das mais de 365 mil doses à Bahia, contamos com as autoridades estadual e municipais para vacinar toda a
categoria já na semana que vem”, explica o diretor-presidente da Cia das Docas da Bahia, Carlos Autran Amaral.

Foto: Divulgação/Codeba

Tags:

Leia também