Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Duas doses das vacinas Pfizer ou AstraZeneca geram imunidade contra variante Delta, diz estudo

Um estudo feito por cientistas franceses indicou que duas doses das vacinas da Pfizer ou da AstraZeneca geram resposta imune contra a variante Delta em 95% dos pacientes vacinados, mesmo que ela seja capaz de escapar de alguns anticorpos monoclonais de laboratório, conforme publicado pela revista científica Nature.

A pesquisa, no entanto, indica que a cepa é menos inibida quando os anticorpos são de uma pessoa que já teve Covid-19 e não recebeu nenhuma injeção ou que recebeu apenas uma dose dos imunizantes.

Ainda de acordo com os estudiosos, as vacinas são de três a cinco vezes mais eficientes contra a variante Alfa, originária do Reino Unido, isso porque, na visão deles, as mutações presentes na proteína Spike, utilizada pelo vírus para entrar nas células da variante Delta, “modificam potencialmente a ligação do vírus ao receptor da célula, permitindo que escape parcialmente da resposta do sistema imunológico”.

A análise do sangue de pacientes que se recuperaram, nos 12 meses anteriores, da covid-19 revelou que precisam de concentrações de anticorpos quatro vezes maiores para neutralizar a variante Delta em comparação com a Alfa.

Além disso, uma única dose da vacina Pfizer ou da AstraZeneca foi pouco ou não eficaz contra as variantes Beta e Delta. Apenas 10% dos indivíduos que receberam somente uma injeção foram capazes de neutralizar a variante indiana após uma dose.

Os pesquisadores estudaram a reatividade de anticorpos e do soro sanguíneo de 103 pessoas com uma infecção anterior e de 59 indivíduos vacinados com uma ou duas doses.

A variante Delta já é a predominante em países como Índia, local onde foi detectada pela primeira vez, Grã-Bretanha e Portugal. Além disso, conforme o Instituto Pasteur, estima-se que, dentro de algumas semanas ou meses, esta será a cepa majoritária em toda a Europa.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143