Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Salvador SAÚDE

“É como se a pandemia tivesse começando de novo”, diz Tereza Paim

Após confirmação de três casos da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) na Bahia, o governo do estado propôs antecipação da 3ª dose do reforço da vacina a todos os indivíduos imunossuprimidos e idosos acima de 70 anos vacinadas. A adoção da medida será o pleito da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que acontece na manhã desta sexta-feira (27).

Em entrevista à Rádio Sociedade, a secretária estadual da saúde em exercício, Tereza Paim falou sobre as ações de enfrentamento contra as novas variantes.

“É como se a pandemia tivesse começando de novo. E nós já havíamos, em comunicação com todos os prefeitos, secretários municipais, que agora não era a hora de baixar a guarda. Todos estavam atentos, todos continuaram testando a população seja com sintomas ou de forma aleatória, mas a gente intensifica”, disse a secretária.

Entre as pessoas contaminados pela variante, Paim destaca que um dos indivíduos reside na cidade de Vereda e ainda não tinha tomado a vacina porque o município não tinha alcançado a idade. Já o paciente de Feira de Santana estava elegível, mas não tinha recebido nenhuma dose do imunizante. Os outros dois contaminados estavam a bordo de um navio e seguem em isolamento no local.

De acordo com a gestora, o estado vai iniciar o rastreamento nos dois municípios onde as variantes foram detectadas, intensificar o monitoramento dos 417 municípios da Bahia, testar, além de sequenciar os pacientes que estão nas UTIs de todo território baiano.

Durante a entrevista, Paim destacou ainda, que o risco de reinfecção pela Covid-19 é ainda maior com as novas variantes.

“Ela se espalha muito mais rápido, se achávamos que a própria Covid-19 tinha um espalhamento exponencial, a Delta se espalha rapidamente, nós sabemos disso, vivenciamos isso através da linha de comunicação e todo mundo percebeu as complicações dos Estados Unidos, do Reino Unido e por isso, o uso de máscaras, o distanciamento físico, higiene das mãos é extremamente importante. E, as pessoas também precisam se vacinar. Veja que estas duas pessoas não tomaram a vacina”, acrescentou.

Foto: Divulgação


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143