Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Eleições Notícias Salvador

Eleições: e-Título registra instabilidade durante todo domingo e eleitores não conseguem justificar o voto pelo aplicativo

Com o atual cenário da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais de 2020 sofreram algumas alterações. As medidas têm como objetivo garantir a segurança dos eleitores e todos os agentes envolvidos e, evitar as aglomerações nas seções eleitorais.
Uma das grandes novidades foi a ferramenta e-Título. O aplicativo permite gerar a via digital do título de eleitor, apresenta dados da zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, porém, os eleitores relataram instabilidade e dificuldade de acesso durante todo o dia.
De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a retirada de um dos servidores da rede, de forma preventiva, em virtude de um ataque hacker no último dia 3, provocou sobrecarga no sistema e por este motivo, muitos eleitores não conseguiram justificar seu voto neste domingo (15).
É o caso da urbanista Joana Falcão, de 30 anos, que optou em não votar presencialmente, pois, estava sozinha com a sua filha de apenas um ano e meio.
“Não queria expor a minha filha a uma possível aglomeração social. Testei utilizar o App do e-Título para justificar o voto um dia antes, mas, ainda não continha a do ano de 2020. Hoje, no dia da eleição, o aplicativo simplesmente não funcionou. Aparecia diversas mensagens de erro e eu não consegui fazer a justificativa virtual”, declarou Joana.

Foto: Divulgação|TSE




    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X