Equipes da Embasa identificaram uma ligação irregular de água em um condomínio de alto padrão em Barra do Jacuípe, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A fraude foi encontrada em uma residência, onde a água desviada por meio de uma mangueira era usada para encher piscinas e irrigar plantas. Segundo a companhia, a conexão ilegal, descoberta desviava aproximadamente 360 mil litros de água por mês.
De acordo com a Embasa, só no primeiro semestre de 2024, cerca de 27,5 mil fraudes foram registradas em Salvador e na RMS. Embora a maioria das ligações irregulares seja detectada em áreas de maior vulnerabilidade social, a prática também é comum em regiões de maior poder aquisitivo, como construções e estabelecimentos comerciais.
O furto de água é considerado crime contra o patrimônio, sujeito a multas e penas de um a quatro anos de prisão, conforme o artigo 155 do Código Penal. Quando flagrados, os infratores são obrigados a ressarcir o valor referente ao volume de água furtado. A população pode denunciar essas irregularidades, anonimamente, pelos canais de atendimento da Embasa.