O sistema de abastecimento de água (SAA) em Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, está passando por um processo de ampliação. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Governo Federal estão investindo R$ 52 milhões, através de recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) OGU (Orçamento Geral da União) e próprios da Embasa.
De acordo com informações da Embasa, o objetivo reforçar a capacidade de produção e distribuição e, assim, atender à crescente demanda do município pelos próximos 30 anos.
As obras estão sendo realizadas desde julho de 2024 e integram a primeira etapa da ampliação de sua infraestrutura. Esta etapa do empreendimento já avançou aproximadamente 21% do seu cronograma, e prevê a implantação de 15km de adutoras, 31 km de rede distribuidora e a construção de oito reservatórios de distribuição.
“Falta ainda iniciar a construção de reservatórios no São Judas Tadeu, Jardim Tropical, Sol Nascente e no Km 4. Os oitos reservatórios previstos nessa etapa da ampliação vão dotar o SAA de Jequié de mais eficiência na distribuição de água, além de um equilíbrio maior na vazão de água fornecida para cada setor de abastecimento do município”, explica o engenheiro fiscal de obras da Embasa Newton Cotrim.
Nas estações de tratamento de água (ETA) de Criciúma e de Contas estão previstas melhorias operacionais nos decantadores e filtros existentes, com a substituição de módulos tubulares e leitos filtrantes, implantação de novo tanque de contato e estação de tratamento de lodo, além da construção de um reservatório elevado, voltado ao sistema de reaproveitamento da água da lavagem dos filtros da ETA de Criciúma.