Neste domingo (3), os caminhos de mais de 5 milhões de brasileiros levam às salas de diversas escolas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Bahia, mais de 370 mil estão inscritos no exame, sendo 70 mil na capital baiana. Em todo o estado, os órgãos de segurança pública e de transporte se preparam para oferecer os serviços com qualidade para a população, uma vez que o Enem é a principal porta de entrada para as universidades.
O Enem será realizado em 1.588 escolas, sendo 261 em Salvador e 1.327 no interior. Esquemas especiais estão sendo preparados, mas é fundamental que o estudante saia de casa com bastante antecedência para conseguir chegar no local da prova até às 13h, quando os portões se fecham. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Especialistas aconselham chegar no local um pouco mais cedo para adentrar com tranquilidade e ter tempo para escolher o melhor lugar.
No dia da prova, é obrigatório portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação válido, que pode ser físico ou digital (e-Título, CNH Digital ou RG Digital, acessados via aplicativo oficial). O INEP também recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, que indica o local de prova, e a declaração de comparecimento impressa, caso o candidato precise justificar sua presença.
Transporte – O esquema de transporte está sendo organizado para suprir o horário de maior fluxo, que ocorre a partir de 11h, ou seja, duas horas antes da abertura dos portões, e até duas horas depois do encerramento do exame.
Para os alunos da Rede Estadual, que somam mais de 113 mil, o acesso ao sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será gratuito. Em Salvador, a prefeitura municipal montou um esquema com reforço da frota em operação das 10h às 18h. Serão 146 linhas a mais do que o usual aos domingos. As estações da Lapa, Pirajá e Mussurunga, além dos terminais de Águas Claras e Acesso Norte, também terão incremento na frota.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o BRT será reforçado com mais veículos das 5h às 23h10, sendo que quatro deles serão direcionados para a Estação Rodoviária para serem utilizados em caso de necessidade e aumento da demanda. A travessia Ribeira-Plataforma também aumenta horário de operação, das 7h às 18h, assim como Plano Inclinado Gonçalves, ligando Pelourinho ao Comércio, que funcionará das 9h às 15h.
Segurança – De acordo com a Polícia Militar, o esquema de segurança começou desde quinta-feira (31), quando as provas chegaram às escolas do interior e precisaram de escolta desde o aeroporto até os municípios. A corporação destinou 15.040 policiais militares para fazer a segurança nos dias de prova.