Digite sua busca

 

 

Entrevistas Notícias Notícias em destaque Rádio Sociedade Tecnologia

Energia elétrica: Saiba os cuidados para evitar acidentes domésticos

Acidentes domésticos causados por eletricidade são mais comuns do que se pensa. Isto porque, o fato de estarmos conectados no dia-a-dia, acaba contribuindo para o aumento no número de casos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos Elétricos (Abracopel), no último ano, o Brasil registrou mais de 760 mortes foram por este tipo de acidente. Deste total, 294 dos casos, que corresponde a 43% das ocorrências, foram na região nordeste.

Em entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (23) ao Balanço Geral, a engenheira de segurança, Patrícia Suede, explicou sobre a importância dos devidos cuidados relacionados a utilização de tomadas e aparelhos domésticos.

Segundo a engenheira, para que para evitar acidentes, é importante realizar a ligação da energia elétrica com um especialista. Além disso, é preciso ter o mínimo possível de conectores para não sobrecarregar a tomada e causar superaquecimento.

“Geralmente as pessoas fazem as ligações com um “faz tudo” e utiliza de forma irregular. O ideal seria que a fiação fosse individualizada e dispositivo diferencial residual (DR), que evita acidentes, mas infelizmente nas casas não têm este dispositivo e acabam sobrecarregando com a utilização de uma só tomada com várias coisas conectadas”, frisou.  

Quando o assunto é celular, a especialista alerta que o ideal é não utilizar o aparelho conectado a energia, principalmente quando o carregador for falsificado.

“Os carregadores originais estão preparados para a sobrecarga. Mas os produtos piratas não suportam a sobrecarga e acabam dando choque. Quando as pessoas deixam ligado na tomada durante a noite, a sobrecarga pode causar um curto e consequentemente um incêndio”, alertou.

DICAS

Para evitar acidentes, a engenheira de segurança, Patrícia Suede, preparou algumas dicas. Confira:

– Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos, o ideal é que o adulto esteja presente para realizar a ação.

-Sempre utilizar o plugue e jamais puxar diretamente o fio.

– Não mexer em partes internas das tomadas com os dedos ou objetos;

– Os fios elétricos devem estar sempre em perfeitas condições;

– Não sobrecarregar uma tomada com vários aparelhos ligados nela, isso pode causar um incêndio.

-E o principal, em caso de problema ou início de curto, desligue a chave geral e entre em contato com um profissional, que é a pessoa qualificada para resolução do problema.

Foto: Divulgação / Equatorial

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143