Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque

Energia solar se a torna 3ª maior fonte do Brasil, aponta Absolar

Placa de energia solar

De acordo com levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). As usinas de geração de energia solar somam potência superior à das registradas pelas termelétricas, unidades movidas a gás natural e biomassa. Assim, a fonte tornou-se a terceira maior da matriz elétrica Brasileira.

Os dados divulgados apontam que o Brasil detém atualmente um total 16,41 gigawatts (GW) de capacidade que encontram-se instaladas em usinas solares fotovoltaicas, levando em consideração as placas instaladas em grandes projetos e as que estação localizadas em locais menores: telhados, fachadas e terrenos. Os números representam mais de 8% da matriz energética brasileira, ficando atrás apenas da hídrica com 53,9% e a eólica com 10,8%.

Carlos Dornellas, diretor da Absolar, destacou que a competitividade da fonte de energia já vem crescendo aceleradamente no país desde 2018.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, afirmou o diretor da entidade.

Foto: Soninha Vill/GIZ

Tags:

Leia também