Digite sua busca

 

 

Brasil Mundo Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Entrega de doses da vacina Janssen são adiadas e não chegarão ao Brasil amanhã

As 3 milhões de doses da vacina Janssen contra a Covid-19 previstas para chegarem ao Brasil na terça-feira (15) não serão mais disponibilizadas na data prevista. Por meio de nota, o Ministério da Saúde afirmou que “aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”. A expectativa é de que os imunizantes venham ao território brasileiro na quarta-feira (16).

A Janssen informou que segue dialogando com a pasta e outras autoridades locais com o objetivo de disponibilizas a vacina no país o quanto antes. Ainda não há informações sobre o motivo do adiamento.

Em entrevista coletiva ocorrida no sábado (12), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que a expectativa era de que os imunizantes chegassem amanhã. A medida ocorreu após a FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, ampliar o prazo de validade das doses que estavam no país e que devem ser enviadas ao Brasil. Inicialmente, as doses tinham data de vencimento de 27 de junho, mas ela foi prorrogada para 8 de agosto pela agência americana.

Um pedido semelhante foi feito pela farmacêutica à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por regular as vacinas no Brasil. Atualmente, o prazo de validade das doses de vacinas da Janssen é de três meses. A farmacêutica, contudo, pede para que esse prazo seja ampliado para cerca de 4 meses. A previsão é que a agência dê um parecer ainda no início desta semana.

O Brasil possui contratos para a obtenção de 38 milhões de doses da Janssen neste ano, mas as entregas estão previstas para ocorrer apenas entre julho e dezembro.

Foto: Divulgação/J&J

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143