Digite sua busca

 

 

Entrevistas SAÚDE

Especialista fala sobre causas e aumento da diabetes

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 13 milhões de brasileiros são atingidos pela diabetes. Esse número, considerando uma população de 209,4 milhões, indica que aproximadamente 6,2% da população do nosso país tem a doença.

A diabetes é causada pelo excesso de glicose no sangue e pode gerar algumas complicações graves, como acidente vascular cerebral, problemas cardíacos, acometimento dos rins, cegueira, problema neurológico e até mesmo amputação de membros.

Em entrevista a Rádio Sociedade nesta quarta-feira (24), a endocrinologista Aline Teles, falou sobre as causas da doença, destacando a existência de tipos diferentes.

“Normalmente quando a gente fala de diabetes, a gente fala do tipo 2, que acomete mais de 90% das pessoas portadoras de diabetes. Ela tem uma causa genética, mas também tem questões ambientais. Obesidade, sobrepeso, sedentarismo, uma dieta rica em alimentos com açúcar, gordura, carboidratos simples, são fatores que vão ser importantes para o desenvolvimento da doença.”

Já a diabetes tipo 1, segundo a especialista, é uma doença autoimune e é mais comum entre crianças e adolescentes.

“Nesse caso, a pessoa produz anticorpos contra as células do pâncreas, que é a nossa glândula que produz a insulina, o hotmônio que controla os níveis de açúcar no sangue, independente de fatores externos.”

Dados do Atlas da Diabetes apontam que o número de adultos com a doença pode chegar a 640 milhões em 2030; e a 780 milhões em 2045. O mais alarmante é que 44% dos casos não são diagnosticados.

O levantamento, feito a cada dois anos, revela que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global. Aline elencou os possíveis motivos desse crescimento.

“Os cientistas tem visto que isso se deve aos nossos hábitos de vida. As pessoas ficaram mais sedentárias, passaram a ter uma ingestão de alimentos muito calóricos, ricos em gordura, açúcar, o aumento do sobrepeso e da obesidade, então a gente vê a associação dos hábitos de vida com a prevalência da diabetes.”

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143