“Esse é o recorde de toda a história da pandemia”, diz Bruno Reis sobre número de pessoas que esperam por leitos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, relatou durante coletiva realizada na manhã de hoje (15), sobre a atual situação da cidade com o enfrentamento ao coronavirus.
De acordo com ele, nas últimas 24h, foram regulados 103 pacientes e, mesmo assim, a capital baiana amanheceu com 137 pessoas aguardando leitos. Destes, 77 esperam por leito de UTI adulto e 3 de pediatria.
“Quando a gente soma 103 com 137, nós estamos falando de 240 pessoas esperando, esse é o recorde de toda a história da pandemia na nossa cidade. Em um ano de enfrentamento à pandemia, nunca esse número chegou a 240. No auge da primeira onda, em julho de 2020, esses dois números somados chegavam a 65. São quatro vezes mais”, disse.
Segundo Bruno, o município está conseguindo regular os pacientes em até 48h graças. E, até o momento, o colapso não aconteceu por conta da abertura de novos leitos, gripários, novas tendas e hospitais de campanha.
“Nessa manhã, mais duas unidades estão virando exclusivas para a Covid, funcionando 24h, de segunda a segunda. Onde nós estamos abrindo mais leitos de UTI”, informou ele ao anunciar a abertura das unidades do Imbuí e IAPI.
Ainda de acordo com Reis, a cidade recebeu hoje, 40 respiradores enviados pelo governo federal, o que possibilitará a abertura de mais leitos, entretanto, ele insiste que “ abrir só leitos não vai resolver o problema”. Atualmente, a cidade possui 88% dos leitos ocupados.
Foto: Reprodução