Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

“Esta política internacional desastrosa vai ficar marcada como a pior de toda a história do nosso país”, diz Rui Costa

Em entrevista à imprensa transmitida nas suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (21), o governador da Bahia, Rui Costa (PT) voltou a falar sobre o ciclo de imunização contra a Covid-19 no estado e criticou a condução do governo federal diante do atual cenário de pandemia.

De acordo com Rui, é possível que o estado receba do executivo federal, em breve, outro lote da vacina – “se não for da Coronavac, possamos [sic] ter de outra vacina, a exemplo da vacina Sputnik” . Na ocasião, o governador informou ainda, ter ingressado com ação no Supremo Tribunal Federal e destacou a declaração do ministro relator, Lewandowski, que determina, no prazo de até 72 horas, um posicionamento da Anvisa sobre a autorização e aplicação de uso emergencial da vacina no Brasil.

“Não vemos o menor sentido, a menor razão para a Anvisa se negar a analisar a documentação de todos os testes feitos pela vacina na fase 3 em outros países e apenas condiciona que seja feito testes no Brasil. Isso não faz o menor sentido num período de pandemia (…) ontem mesmo eu falei com o embaixador da Argentina pedindo a ele relatórios da vacinação e ele me dizia que já vacinou mais de 600 mil pessoas na Argentina e tinha acabado de receber esta semana mais quatro milhões de doses da Sputnik, que é a vacina russa e eu pedi a ele relatório do Ministério da Saúde argentino, para que a gente pudesse, inclusive, incorporar nos argumentos de defesa para autorização, disparou.

Questionado sobre a aquisição de novos lotes da vacina na ausência da atuação do governo federal, Rui destacou que o Estado possui “um contrato para preferência de fornecimento [com o laboratório russo]. E este contrato, nós queremos exercê-lo, agora só podemos adquiri-lo diretamente da Rússia quando a Anvisa autorizar a aplicação. Não faz sentido criar uma falsa expectativa na população, trazer a vacina, deixar aqui no depósito e não puder aplicá-la. Só faz sentido a importação com a autorização da Anvisa. É isso que estamos buscando, inclusive, via judicial“, acrescentou.

“Esta política internacional desastrosa vai ficar marcada como a pior de toda a história do nosso país, das relações internacionais de nosso país. Nunca na história do Brasil se cometeu tantos desastres na política internacional, nunca na história do Brasil se corroeu tanto a imagem do país no exterior como nesse período. E, infelizmente, o povo brasileiro está pagando um preço alto por conta destas declarações e comportamento, que eu diria, sem nenhum padrão civilizatório do Governo Federal e do presidente da república”, concluiu o governador.

Foto: Reprodução Youtube|Canal Oficial Papo Correria


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143