Digite sua busca

 

 

Bahia Brasil Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Estado da Bahia é campeão nordestino em amputações de membros inferiores

Estado da Bahia é o quarto estado do país com o maior número de procedimentos, como amputações de pernas e pés, somando um total de 21.069 incisões. E ocupa também o primeiro lugar na região Nordeste. Os dados são de um levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), que aponta um total de 80.124 amputações de membros inferiores feitas entre 2012 e 2021 nos nove estados nordestinos. Em todo o país, 245.811 cirurgias do tipo foram registradas no mesmo período.

O relatório sugere uma alta progressiva no número de amputações e desarticulações de membros inferiores no Brasil, em especial durante o período da pandemia de covid-19. Todos esses dados trazem um alerta para os cuidados voltados às doenças vasculares, diabetes e fatores de risco, como o tabagismo, hipertensão, idade avançada, insuficiência renal crônica e estados de hipercoagulabilidade (quando há risco de formação excessiva de coágulos sanguíneos).

De acordo com os dados da pesquisa, o que mais chama a atenção é o impacto na vida do paciente, pois um paciente amputado sofre um longo processo de reabilitação, e isso impacta na qualidade de vida e no ponto de vista social e econômico, já que estes pacientes irão ter prejuízos, ou vão deixar de produzir social economicamente em alguma medida.

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Tags: