Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Pandemia Salvador SAÚDE

Estudo que avalia terceira dose da vacina contra Covid-19 se inicia em Salvador

Um estudo pioneiro que avalia a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil começou na segunda-feira (16), em Salvador. A pesquisa é conduzida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de Oxford.

Todos os imunizantes em aplicação no país serão testados (Janssen, Pfizer, Oxford/AstraZeneca ou Coronavac) em pessoas que já foram vacinadas com as duas doses da Coronavac. Ao jornal CNN, a coordenadora da pesquisa Sue Ann Clemens afirmou que os resultados devem ser publicados até o começo de dezembro.

Os dados servirão para guiar o Ministério da Saúde no estabelecimento de uma política nacional para a aplicação da terceira dose. Segundo Rodrigo Cruz, secretário-executivo do Ministério da Saúde, o estudo é feito com todas as vacinas para se descobrir qual imunizante dá a melhor resposta imunológica por faixa etária.

O estudo é pioneiro no mundo e vai mensurar a eficácia das doses contra as variantes da Covid-19. Além de Oxford e do Ministério da Saúde, participam do estudo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).  

No total, 1.200 pessoas participarão do experimento e serão divididas em quatro grupos de 300 pessoas, sendo que 150 possuem idade entre 18 e 59 anos e a outra metade de idosos, acima dos 60.

Depois que todos forem vacinados, a pesquisa vai coletar amostras de sangue dos participantes e enviá-las para a Universidade de Oxford. Lá, será feita a medição de anticorpos neutralizantes e a capacidade destes quando em contato com as variantes delta, alfa, gama e beta da covid-19.  

Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143