Digite sua busca

 

 

Pandemia Salvador SAÚDE

“Eu manifestei o claro interesse”, diz Neto sobre aquisição de vacina contra Covid-19

O prefeito ACM Neto (DEM) demonstrou otimismo sobre a possível distribuição da vacina contra a Covid-19, que está sendo desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech em Salvador.

Na última quarta-feira (14), o prefeito se reuniu com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), para conversar sobre a compra da vacina, assim que estiver autorizada.

“Eles acreditam que em dezembro, caso todos os protocolos sejam reconhecidos pelas autoridades sanitárias, essa vacina já estaria disponível para começar o processo de vacinação dos brasileiros. Eu deixei claro ao governador [Dória] que estamos protocolando uma manifestação oficial ao Instituto Butantan. Eu manifestei o claro interesse da prefeitura de Salvador de quando essa vacina estiver autorizada e poder ser comercializada, a prefeitura vai fazer essa aquisição para iniciar também o trabalho de vacinação dos soteropolitanos”, disse o prefeito nesta quinta-feira (15).

A vacina que é de origem chinesa, a Coronavac, é desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan,em São Paulo. Para o gestor, a origem da vacina pouco importa.

“Não interessa se a vacina é da China, é de Oxford, dos EUA ou da Rússia. O que interessa é que depois de comprovada a eficácia e segurança pelas autoridades sanitárias, tendo o parecer conclusivo dos testes, não interessa de onde ela vem”, afirmou.

Para que a Prefeitura de Salvador possa comprar a vacina, a mesma precisa ser homologada e oficializada pelas autoridades sanitárias. Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China quanto no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Foto : Max Haack/Secom/PMS

Tags:

Leia também

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X