Digite sua busca

 

 

Brasil Cidades Diversos Eleições Notícias Política

Falha técnica na apuração dos votos não se repetirá no segundo turno, declarou o TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma nota técnica nesta quarta-feira (18) com informações sobre o atraso na totalização dos votos no último domingo (15), ocasião em que ocorreu o 1º turno das eleições municipais.

No documento, o tribunal declara os motivos da lentidão de aproximadamente duas horas e trinta minutos na divulgação dos resultados da votação e ressalta que mesmo enfrentando oscilações e dificuldades operacionais, os brasileiros tiverem acesso ao resultado das urnas em todo o país no mesmo dia.

Ainda de acordo com o TSE, o órgão centralizou pela primeira vez a totalização dos votos de todo o país em um supercomputador, fornecido pela empresa de tecnologia Oracle; procedimento visa garantir contínuo aprimoramento de ferramentas tecnológicas e evitar a identificação de vulnerabilidades nos processos de votação, antecipando-se a solução de potenciais problemas.

Por fim, as equipes técnicas do órgão e da Oracle informam que a falha no plano de execução primeiro turno não se repetirá no segundo turno, previsto para acontecer no dia 29 de novembro e que estão focados definição de providências para evitar incidente semelhante na apuração e totalização dos resultados do segundo turno.

Na Bahia, as cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana decidirão no próximo dia 19 a disputa pelo legislativo municipal.

Foto: Anderson Coelho/ND

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X