O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ocorreu no da 3 de novembro e cerca de 26,6% dos inscritos não compareceram para realizar as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. Os faltantes podem solicitar a reaplicação de prova, desde que atendidas as regras pré-determinadas pelo MEC.
O edital prevê a reaplicação da prova em algumas situações, umas delas se aplica aos candidatos que tiverem problemas logísticos, como a falta de energia, questões de desastres naturais, ou em casos de doenças infectocontagiosas, desde que comprovem com laudo médico.
O Inep também considera como problemas logísticos a falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que usa leitor de tela e erro de execução de procedimento durante a aplicação do exame. No caso de distância, é considerado como um problema, escolas localizadas a partir de 30km de distância da residência do participante.
O prazo para solicitar a reaplicação vai de 11 a 15 de novembro. Já a reaplicação, acontece nos dias 10 e 11 de dezembro. O pedido deve ser feito dentro do prazo supracitado através da Página do Participante, no site do Inep, sendo necessário justificar a ausência. Em alguns casos é obrigatório a apresentação de documentos comprobatórios.
A prova, aplicada nos dias 10 e 11 de dezmebro é diferente das provas aplicadas nas semanas oficiais, mas segue o mesmo nível de dificuldade. Mas atenção: somente poderá ser reaplicada a prova em que o candidato não compareceu.
O segundo dia de aplicação de provas oficiais será no dia 10 de novembro, um domingo. Nessa fase serão avaliadas Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.