Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador

Feira de São Joaquim: Comerciantes e consumidores sofrem com precariedade e alta nos preços

Localizada na Avenida Oscar Pontes, na Água de Meninos, em Salvador, a Feira de São Joaquim é considerada a maior e mais popular feira livre da capital baiana.

O espaço é repleto de simbologias e reconhecido pela sua diversidade cultural e religiosa, além de se destacar como um dos mais importantes centros de abastecimento de alimentos do município.

Na última quarta-feira (25), a data marcou a comemoração do Dia do Feirante, porém, para os mais de 2,2 mil trabalhadores da Feira de São Joaquim, poucos são os motivos para celebrar.

Foto: Cris Cambuí | Rádio Sociedade

A feira tem apresentado visíveis problemas estruturais, de saneamento básico e acúmulo de lixo e o atual cenário da pandemia tem contribuído para queda das vendas.

A Rádio Sociedade esteve nesta manhã (27) na Feira de São Joaquim e conversou com feirantes e consumidores, que avaliaram as condições do trabalho e os preços praticados na feira livre.

“A opção da gente é a feira, porque a gente dialoga, faz amizade, se tiver que baixar, ele [feirante] baixa, porque não visa só o lucro […] o país está difícil. Tudo aumenta, o salário está lá embaixo, a cesta básica tá quase impossível de comprar. Praticamente tudo está mais caro, imagine no mercado?”, questionou Davi Santana.

Para o feirante Jackson Pereira, que o governo deve antecipar benefícios, como o 13º, para que a população tenha a possibilidade de comprar e “dinheiro volte a circular”.

Uma obra de requalificação foi iniciada no terreno onde fica sediado a feira em 2012, mas a ação não foi concluída.


Um novo projeto de requalificação foi apresentado na última semana pelas secretarias estaduais de turismo (Setur) e de Desenvolvimento Urbano. Serão construídos 17 novos galpões, divididos em grupos por atividade comercial. A área da feira vai ganhar pavimentação, paisagismo, drenagem e sistemas de água, energia elétrica e gás.

Foto: Cris Cambuí | Rádio Sociedade

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143