Digite sua busca

 

 

Bahia Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Fieb projeta Fábrica de Vacinas no estado: “Esperamos que aconteça até ano que vem”, diz presidente

Atualmente, o Produto Interno Bruto na Bahia (PIB) é de R$ 54,0 bilhões, equivalente a 4,1% da indústria nacional. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, a força da indústria baiana é mais sofrível do que deveria ser. Segundo ele, o setor está abaixo da média nacional nos últimos anos e com a perda Ford a situação ficou mais crítica.

Alban destaca ainda que neste ano não houveram projetos tão significativos, mas para ano que vem podem esperar muitas novidades, principalmente no processo de interiorização, ou seja, levar as indústrias para o interior do estado.

“Interiorização é algo fundamental. Daqui pra frente, seguramente a Bahia vai ter um novo setor de crescimento, sem ser o fotovoltaico e eólico, tem a mineração. No curto prazo, em até cinco anos, provavelmente, nós teremos a Bahia o segundo maior polo de mineração do Brasil, vamos perder apenas pro Pará que possui um potencial enorme”

O presidente ressalta ainda que este vão permitir um desenvolvimento econômico e social, agregando valor para os municípios da Bahia que possui regiões pouco acessíveis para a agricultura.

Entre os projetos da pasta previstos para o próximo ano, está a construção de uma Fábrica de Vacinas para desenvolver vacinas com tecnologia RNA replicante. A expectativa é de que a produção comece na segunda quinzena de novembro e contribua para dar respostas mais rápidas nas demandas de pandemia e outras doenças.  

“Esperamos que isso aconteça até meados do ano que vem. Mas não só no sentido de ter uma vacina Covid, mas que possa permitir o desenvolvimento de uma série de produtos biológicos. Além de desenvolver medicamentos e vacinas do setor de oncologia. A ideia é colocar uma fábrica de vacina com base nessa plataforma de RNA replicante, pra que não só possamos agir com medicamentos, como também ter uma fábrica pronta para respostas futuras para novas demandas de pandemia”, frisa.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143