Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Fiocruz inicia etapa final da produção de vacina 100% nacional contra Covid-19

O primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) deve ser transferido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta sexta-feira (14), da área de armazenagem para o setor de formulação. O insumo será usado na fabricação de vacinas contra a Covid-19 em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

A Fiocruz produz no Brasil a vacina desenvolvida pela AstraZeneca contra a doença desde o ano passado, mas com IFA importado do laboratório chinês WuXi Biologics.

A fundação informou que nos próximos dias haverá o processamento final das vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais, passando pelas etapas de formulação, envase, revisão, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, o mesmo procedimento já adotado com as vacinas produzidas a partir do IFA importado. 

O ingrediente nacional começou a ser produzido ainda em julho de 2021 e teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 7 de janeiro de 2022. As primeiras doses estão previstas para serem entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro.

Foto: Josué Damacena / IOC / Fiocruz

Tags:

Leia também