Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador Serviço

“Fui pego de surpresa”, diz cidadão sobre exigência do comprovante de vacinação no SAC

A partir desta quarta-feira (1º), os atendimentos presenciais no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) serão exclusivos para quem comprovar a vacinação contra a Covid-19. Essa nova exigência está entrando em vigor porque a partir de hoje passa a valer o decreto publicado no último dia 20 de novembro no Diário Oficial do Estado. Conforme a publicação, será preciso a apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

Mesmo com o anúncio do decreto, teve pessoas que foram pegas de surpresa com a medida. Esse é o caso de Wellington Laje. Ele falou que foi surpreendido ao chegar ao SAC mais cedo e ser informado sobre a necessidade do comprovante de vacinação para entrar no local. Ele precisou voltar em casa para buscar o documento. Contudo, ele não sabia que era preciso ter tomada a 1ª e a 2ª dose, por isso, vai ter que retornar uma terceira vez após completar o esquema vacinal.

“Sinceramente fui pego de surpresa. E também, eu cheguei e fui informado que era só cartão, e não fui informado que seria [com o esquema vacinal] completo. No meu caso, falta a segunda dose. Se a informação fosse mais clara eu retornaria já completo. Agora vou ter que retornar pela terceira vez para poder obter o documento necessário que eu vim buscar”, disse ao Sociedade Online.

Questionado sobre a necessidade da vacina, ele disse que o imunizante contra a Covid-19 tem que ser tomado, mas “não forçadamente”. “Tem que ser cada um com a sua consciência”, completou.

Dário Queiroz, que foi ao SAC hoje, disse que viu na TV uma reportagem sobre o decreto, mas, ainda assim, esqueceu o comprovante. Ele falou que achou a medida correta. “Porque as pessoas têm que ter a responsabilidade de se vacinar para proteger a sociedade”.

Ao Sociedade Online, a coordenadora de postos da Rede SAC, Cecília Pereira, disse que, desde o momento em que o governador Rui Costa (PT) informou a respeito da exigência do passaporte de vacinação, a rede tem mantido uma “massificação dessa informação, tanto nas mídias como nos postos SAC, no aplicativo SAC Digital e no site do SAC”. “Lá estão listadas as dúvidas mais frequentes que o cidadão tem em relação a essa nova dinâmica”, informou.

De acordo com Cecília, os funcionários e os gerentes estão todos orientados a informar o cidadão de como vai acontecer o atendimento a partir de hoje. “Nós já estamos observando que, graças a Deus, tem sido tranquilo, as pessoas estão entendendo e aceitando. Algumas realmente compareceram ao posto e não levaram o comprovante de vacinação e retornaram em casa para poder pegar”.

Fotos: Sociedade Online

Tags:

Leia também