Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Pandemia: Ganho de peso pode contribuir para dores no joelho; entenda o motivo

O joelho é uma das partes do nosso corpo mais utilizado durante o nosso cotidiano. A articulação é responsável por sustentar o nosso corpo durante diversas atividades, como: caminhar e agachar, por exemplo.

Por conta da pandemia do coronavirus, uma parte da população acabou ganhando uns quilinhos a mais. Formado pela união do fêmur à tíbia e à patela, o joelho está mais sujeito a ter problemas e agravar lesões existentes, principalmente em casos de pessoas acima do peso.

Em entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (05) ao Balanço Geral, o ortopedista Sérgio Passos, explicou que o isolamento contribuiu não só para a ansiedade, mas também para a falta de atividade física que é essencial para o bom funcionamento das articulações.

“Independente do joelho ser uma articulação de carga, a pessoa ao aumentar de peso, acaba aumentando o peso em cima do joelho. A cada 5kg que a gente ganha de peso, a gente aumenta em 3 a 4 vezes o peso em cima dos joelhos, ou seja, jogamos mais 15 quilos em cima da articulação”, disse.

De acordo com o médico, o indivíduo com idade entre 35 a 45 anos perde cerca de 8% de massa muscular a cada década, portanto, o exercício físico se torna fundamental para impedir o envelhecimento e danos que são causados no joelho. Porém, ele ressalta para que seja evitado o excesso e que seja realizado da forma correta.

“Com o passar dos anos, os meniscos (parte do joelho) vão envelhecendo e se tornando menos elásticos. A atividade excessiva com certeza vão fazer com que ele fique lesionado e cause lesões na cartilagem”, ressalta.

Ainda segundo o especialista, é importante tomar cuidado com o excesso de peso e aconselha além dos exercícios físicos dentro de casa, é importante manter uma alimentação saudável para evitar problemas no joelho.

“Quando o paciente começa a ficar muito acima do peso, existem algumas enzimas da própria gordura que são inflamatórias e por si só levam o joelho e inflamar e ocasionar a osteoartrite. Ou seja, independente do peso, no sentido de carga pro joelho, a própria patologia da obesidade gera uma doença inflamatória nas articulações”, informou.

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143