Com direcionamento cirúrgico, o Hospital Municipal do Homem (HMH) inaugurado em julho de 2024, também atende mulheres e possui direcionamento para adultos. Para ser atendido é necessário que o paciente compareça a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e seja encaminhado a unidade através do Sistema Vida. Em entrevista ao programa Sociedade Urgente desta sexta (16), a gestora do HMH, Érica Razoni, sinaliza que é comum que não haja fila de regulação para a urologia e cirurgia geral. “Existe sim um agendamento que é realizado mediante a disponibilidade de vagas do hospital. Hoje nós estamos disponibilizando cerca de 50 vagas em média por dia para as demandas tanto de urologia quanto de cirurgia geral”, explicou.
É comum que homens tenham resistência a buscar o atendimento médico ou hospitalar. A gestora orienta que o paciente, ao ser encaminhado para o atendimento na unidade, leve exames que já possua, facilitando o processo que precisa ocorrer antes do ato cirúrgico. “Quem tiver exames recentes pode levar também e se não tiver o próprio hospital ele completa os exames”, reforça Razoni.
De acordo com a entrevistada, a unidade está em fase de implantação de serviços de hiperbárica, hemodinâmica e centro de ultrassonografia e possui 990 leitos abertos. Este é o primeiro hospital público da Bahia e um dos primeiros do Brasil a ter um aparelho de laser de alta potência. “É um equipamento que é destinado a essas cirurgias de próstatas e cálculo renal que é totalmente benéfico porque ele não é invasivo, não há sangramento, a recuperação a cicatrização do paciente é muito rápida”, explicou a gestora.
A unidade com capacidade para 3.850 consultas mensais, atende toda a população adulta, em 140 leitos clínicos-cirúrgicos, sendo 20 deles direcionados para Terapia intensiva. O Hospital funciona no antigo Hospital Sagrada Família, no Monte Serrat e oferece serviços de cirurgia geral, hospital dia, urologia, clínica médica, terapia intensiva, radiologia. radiologia intervencionista, todos via atendimento ambulatorial, além de cirurgia vascular com atendimento somente via regulação.
Durante entrevista, Érica detalha os novos serviços que estão disponíveis no no Centro de Imagem do HMH. “Como ele é um perfil cirúrgico para além disso agora também já estamos disponibilizando a agenda para exames de ultrassonografia que são pacientes eletivos, não necessariamente a próstata, por exemplo. Já temos disponíveis ultrassom de mama, de tireoide, de abdômen total, doppler de carótida.” Esses exames não necessariamente vão derivar em algum procedimento cirúrgico e o agendamento também é realizado através do Sistema Vida.