Digite sua busca

 

 

Brasil Entrevistas Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Glaucoma: Saiba o que é e quais os sintomas da doença

Você sabia que o glaucoma é considerado como a segunda causa de cegueira no mundo, ficando atrás somente da catarata? Pois é. A doença ocular é causada pela elevação da pressão interna do olho provocar uma alteração irregular no fluxo de sangue dentro do órgão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente são registadas 2,4 milhões de casos no mundo. Entretanto, por não apresentar sintoma e agir de forma silenciosa, poucas pessoas sabem que estão com a doença.

Em entrevista concedida à Rádio Sociedade nesta sexta-feira, o oftalmologista Calos Goes esclareceu sobre a importância de realizar consultas com o especialista pelo menos uma vez ao ano, o que contribui para um diagnóstico precoce, facilitando o tratamento.

“O diagnóstico precoce, ou seja, no início, é a maneira mais eficaz para podermos controlar normalmente através de colírio o avanço dessa doença. O glaucoma não tem regressão. Essa doença é desafiadora”.

Segundo ele, 90% das pessoas que residem em países em desenvolvimentos como o Brasil, não sabem que têm glaucoma e nem mesmo que a cegueira foi resultado da doença. Ele ressaltou também que a doença se instala mais facilmente em negros.

“É uma doença perigosa, porém, lenta. Mas, quando se instala, especialmente em negros, o glaucoma se torna desafiador e se desenvolve mais rapidamente. Os indivíduos negros possuem o disco ótico maior, o que facilita a degeneração”, frisa.

O médico explicou que em casos mais graves, o tratamento deve ser feito através de cirurgia, além da utilização do colírio pelo resto da vida.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS:

Requer um diagnóstico médico:

Glaucoma de ângulo aberto (tipo mais comum): não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão.

Glaucoma de ângulo fechado: É mais raro e requer emergência médica. Entre os sintomas estão: dor ocular com náuseas e distúrbios súbitos de visão.

Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter:

Dores locais: nos olhos

Na visão: enxergar halos ao redor das luzes, perda de visão, visão distorcida ou visão embaçada

No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito

Também é comum: dor de cabeça ou vermelhidão nos olhos

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143