Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Governo da Bahia anuncia reabertura de mais de 100 leitos de UTI em Salvador e interior para pacientes com Covid-19

O governo da Bahia anunciou a reabertura de 170 leitos de UTI nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Juazeiro para pacientes infectados pela Covid-19 que tinham sido desativados temporariamente. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), dos 170 leitos anunciados, 50 já tiveram suas atividades retomadas.

Na capital baiana, os leitos abertos serão nos Hospitais Espanhol (80), no qual irá operar com sua capacidade máxima. Além do Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20), em Porto Seguro (10), Juazeiro (10), Feira de Santana (20).

Fabio Vilas-Boas, secretário da Saúde do Estado da Bahia, afirma também a ampliação de testagem e a criação de protocolos de segurança para o verão em todo o estado.

“Ao longo das últimas semanas tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, disse secretário.

Ainda Segundo a Sesab, estão sendo distribuídos kits de coletas para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas. Além disso um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos, serão instalados a partir de terça-feira (8) no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), ampliando a capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes por dia, alcançando a marca diária de 6 mil testes.

Outra medida anunciada foi a divulgação pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) de protocolos com medidas para o verão, que dentre as ações, shows e música ao vivo estão proibidos, além restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de espaços fechados.

Foto: Divulgação.