Nesta quarta-feira (25), a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve em Ipiaú para entregar a nova maternidade do Hospital Geral de Ipiaú. Com um investimento de R$ 2,04 milhões, as novas instalações prometem transformar o atendimento materno-infantil na região, trazendo mais conforto, segurança e qualidade para as gestantes e suas famílias.
A maternidade agora conta com três leitos de alojamento conjunto, quatro leitos de internamento, dois quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), além de um leito de isolamento. A grande mudança veio com a implantação da Emergência Obstétrica, antes inexistente no hospital, e que funcionava de forma conjunta com a emergência geral da unidade. Agora, o espaço dispõe de três leitos de observação obstétrica, um leito de emergência na sala vermelha, além de acolhimento e classificação de risco especializada, funcionando 24 horas por dia.
A ampliação resulta em 14 novos leitos, distribuídos entre internação e observação, reforçando a capacidade de atendimento obstétrico do hospital. A nova estrutura significa mais agilidade e um cuidado mais especializado para as gestantes de Ipiaú e dos 26 municípios atendidos pela unidade, que abrangem mais de 516 mil habitantes.
As novas instalações beneficiarão mulheres como Erlandia Sampaio Souza. Com quase oito meses de gestação, ela já se sente mais segura em ter um espaço recém-inaugurado para o momento do parto. “Sinto mais confiança em ter meu pequeno Otto em uma maternidade completamente nova e com bons profissionais”, afirma.
Durante a entrega, Roberta Santana destacou a importância da obra para a saúde das mulheres da região. “Com essa nova maternidade, o Hospital Geral de Ipiaú passa a oferecer um atendimento mais humanizado e ágil, garantindo que as mães e seus bebês tenham todo o suporte necessário durante esse momento tão importante”, garantiu.
Esse investimento reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da saúde pública e a ampliação da rede de atendimento materno-infantil. As novas instalações já estão em pleno funcionamento, atendendo à população com ainda mais qualidade e eficiência.