Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Governo vai solicitar à Anvisa liberação do autoteste para Covid-19

Nesta segunda-feira (10), o Ministério da Saúde anunciou que vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma autorização para o uso do autoteste de Covid-19 no Brasil até o fim de semana.

Os autotestes, já populares nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, emitem o diagnóstico depois que a pessoa coleta o próprio material, com auxílio de um swab, como em um PCR normal, e coloca sobre uma superfície que aponta diagnóstico. Mas, de acordo com a resolução 36 da Anvisa, materiais com finalidade de emitir diagnóstico não podem ser ofertados à população leiga, “incluindo agentes que causam doenças infecciosas passíveis de notificação compulsória”.

No entanto, de acordo com a CNN, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, afirmou que a autorização do autoteste para diagnóstico da doença pode ser mais uma ferramenta a ser usada contra a disseminação da variante ômicron.

Apesar dos avanços das tecnologias aplicadas no autoteste terem evoluído para simplificar o manuseio, a Anvisa determina que será necessário uma eventual política pública para possibilitar o uso do autoteste para Covid-19, para instruir o usuário quanto o manuseio, limitações, medidas de segurança e cuidados no armazenamento.

Foto: Divulgação/Sesab

Tags:

Leia também