Guarda Municipal realiza protesto para cobrar implantação de Plano de Carreiras da categoria

Profissionais da Guarda Municipal de Salvador realizam na manhã desta quarta-feira (1º), uma assembleia para reivindicar a implantação do Plano de Cargos e Carreiras previsto na Lei 13022/14, que institui o Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais, além da convocação dos aprovados no último concurso da classe.
De acordo com a categoria, a efetivação do plano deveria ter acontecido desde 2016 e atraso comprova o descumprimento por parte da gestão municipal.
Por conta da manifestação, uma parte do efetivo da guarda civil está afastada das suas atividades e diretor do sindicato, Bruno Carianha faz apelo: “A gente conclama para que estes companheiros venham”.
Em entrevista à Rádio Sociedade, Carianha denuncia a direção da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semge), Maurício Rosa de Lima, de impossibilitar a implantação do plano de carreiras.
“A gente vai continuar a luta para que pessoas como ele não estejam aqui na frente da Guarda Municipal ou da SEMOP e que a prefeitura possa tomar uma decisão diferente desta que estar agora”, acrescentou.
Ainda segundo Bruno, a prefeitura de Salvador é a única capital do país que não cumpre o que determina a lei federal, – “a gente está cansado de tanto blá, blá, blá, a gente quer uma data para a implantação do plano”, desabafou.
A retomada regular das atividades dos guardas civis deve acontecer nesta quinta-feira (2), mas presidente do sindicato diz que pretende marcar novos atos para continuar brigando pelos direitos da categoria.
A produção da Rádio Sociedade contatou a assessoria da Semge, mas até o final desta matéria a pasta não havia se manifestado sobre o caso.
Foto: Divulgação | Guarda Municipal