Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Hemoba: Atendimentos itinerantes são ampliados para facilitar doações de sangue em Salvador

A coleta itinerante da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai atender os moradores do bairro do Canela, em Salvador, a partir de hoje (09). Será instalado um Hemóvel no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Ufba, onde os interessados poderão realizar a coleta das 8h às 17h.

A ação tem como objetivo ampliar os atendimentos, uma vez que, a cidade está com medidas de restrição da circulação de pessoas e foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (15/3). A medida também é válida para a unidade móvel instalada no supermercado Big Bom Preço, da avenida ACM, região do Iguatemi, que por sua vez atenderá a população até o sábado (13/3).

A campanha deve supriras necessidades dos voluntários da unidade do Salvador Shopping, que, em função do decreto, está fechada até o fim de semana. A ação visa também aumentar o acesso à doação de sangue, como medida preventiva às quedas nas doações devido o avanço da pandemia.

Nas duas unidades, serão feitas coletas de sangue para doação, além do cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada, cumprindo as devidas medidas sanitárias de segurança dos voluntários e da equipe técnica. Somente é permitida a entrada de dois doadores por vez nos ônibus.

SAIBA COMO DOAR:


Para fazer a doação, o voluntário precisa utilizar máscara facial, estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.

Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, e munidos de documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Enquanto estiver na pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos fiquem em casa.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também