Digite sua busca

 

 

Cidades Cultura Notícias Salvador

IBRAM realiza a 14ª Primavera Museus com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”

Durante os dias 21 a 27 de setembro, o Brasil sediará mais uma edição do Primavera Museus. A ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM reúne instituições museológicas, com programação voltada para todos os públicos.

O tema da 14ª montagem Mundo Digital: Museus em Transformação foi inspirado no atual cenário de pandemia enfrentado pelos brasileiros no curso deste ano e todas as transformações das relações pessoais, de trabalho, estudos, presenciadas no período.

“Acredito que o tema da Primavera dos Museus deste ano traduz bem o que estamos vivendo e a forma como nossos museus estão se modernizando com a nova realidade do mundo virtual. Nossas atividades passam constantemente por adaptações em relação ao conteúdo e a forma porque sempre estamos atentos aos movimentos da nossa atualidade, mas, com a pandemia, esta transformação está sendo acelerada. Assim, como já estamos trabalhando neste novo formato virtual, nossa participação na Primavera mantém a qualidade e a diversidade de atividades, temas e encontros”, declarou o Diretor Geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

Este ano, a mostra acontecerá, excepcionalmente, nas redes sociais e contará com a participação dos equipamentos culturais vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Entre as atrações, destaque para o projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”, trabalho realizado pelas fotógrafas profissionais como Shirley Stolze, Isabel Gouvea, Margarida Neide e Katia Cerqueira. A exposição será divulgada no Instagram do Museu de Arte da Bahia (MAB).

Além da mostra fotográfica, a Bahia vai representar a montagem com muita música, palestras, depoimentos, lives, exposições e tours virtuais.

Confira a programação da 14ª Primavera Museus (Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia e Museu de Arte Moderna da Bahia)

PALACETE DAS ARTES

22/09, às 16h – Live com o historiador Rafael Dantas sobre a história do Palacete das Artes (Instagram @palacetedasartes).

23/09, às 16h  – Live “Música para Primavera”, com o clarinetista Ivan Sacerdote  (Instagram @palacetedasartes).


24/09 – Dicas sobre cultivo de orquídeas e bonsai com os mestres João Frigo e Sergio Bittencourt (Facebook e Instagram do Palacete)

27/09, das 8h30 às 9h30 – Projeto Amanhecer com Yoga especial sete anos. Coordenação: Carla Dantas (Instagram @palacetedasartes). 

22 a 27/09 – Apresentação de vídeos, depoimentos e principais exposições do museu ao longo de 13 anos de atividades.

MUSEU DE ARTE DA BAHIA (MAB)

21/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. Isabel Gouvêa. Tema: A festa de Yemanjá.

22/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. Margarida Neide. Tema: O futebol.

23/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. A definir.

24/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. Shirley Stolze. Tema: O mar.

24/09 – Live, às 16h, no Instagram do MAB com Ana Virgínia da Biblioteca Nacional.

25/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. A definir.

26/09 – Projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas”: Expo no Instagram do MAB com fotógrafas profissionais. A definir.

27/ 09 – Lançamento campanha #ElasFotografas. Fotógrafas amadoras apresentam suas fotos feitas durante a pandemia. 

27/09 – Live Cantada, às 18h, com Eneida Lima.

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA (MAM)

Tour virtual pelas áreas internas e externas, e detalhes das exposições “Salvador, do Povo, de Lina e de Todos os Santos” e “Cores, Amores, Recantos…Bahia”, que estavam em cartaz até fevereiro desse ano. O link é http://www.bahiaview360.com.br/mam/.

Foto: Divulgação|SECULTBA

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X