Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque

Imortalizado: Gilberto Gil é eleito para Academia Brasileira de Letras

O músico e compositor Gilberto Passos Gil Moreira, conhecido como Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito na quinta-feira (11) à cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O artista recebeu 21 dos 34 votos dos acadêmicos. Gil substituirá o ocupante anterior da cadeira, o jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em 27 de maio de 2020.

Em nota oficial o presidente da ABL, Marco Lucchesi, manifestou apreço ao novo imortal da literatura. “Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, disse.

Gil usou o Twitter para expressar a alegria de ter sido eleito para o cargo e agradeceu aos seus apoiadores: “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”.

O novo ocupante da cadeira 20 dos imortais da literatura, foi um dos expoentes do movimento cultural Tropicália e se tornou ministro da Cultura de 2003 a 2008. Gilberto Gil acumula prêmios internacionais da música como Grammy Awards, Grammy Latino e foi condecorado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito. Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO.

Foto: Reprodução / Instagram


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143