O número de indenizações pagas por seguradoras na Bahia relacionadas a problemas de viagens cresceu 40,7% em 2023 em comparação a 2022, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e do Sindicato das Seguradoras da Bahia, Sergipe e Tocantins (SindSeg).
Esse aumento acompanha o crescimento de passageiros em voos internacionais, que somaram 154 mil em 2023, alta de 67% em relação ao ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Até junho de 2024, as indenizações subiram mais 39,2%, acompanhando um aumento de 22% no volume de passageiros internacionais.
Paulo Cézar Souza Martins, presidente do SindSeg BA, destaca que o aumento reflete a busca dos turistas por segurança em viagens internacionais. Entre as indenizações mais acionadas, estão relacionadas a problemas com bagagens, riscos financeiros e seguros prestamistas.
“Com isso, as oportunidades no segmento de seguro viagem também são impulsionadas. Como pode ser observado, houve um aumento significativo na contratação desse tipo de seguro, pois os turistas buscam tranquilidade e segurança para lidar com eventuais imprevistos durante a viagem, especialmente em viagens internacionais”, explica.