Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

Indígenas realizam protesto na Avenida Sete contra “marco temporal”

Indígenas estão realizando um protesto na tarde desta quarta-feira (1º) na Avenida Sete, em Salvador. Eles reivindicam que o Supremo Tribunal Federal (STF) não considere o “marco temporal” como critério para demarcação de terras indígenas. O julgamento da decisão será retomado nesta quarta.

O grupo iniciou a concentração por volta das 13h, com cartazes, próximo da região do Relógio de São Pedro e seguindo pela Praça Castro Alves.

Na manhã desta quarta ainda, indígenas pataxós fecharam três trechos da BR-367, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Além da reinvindicação contra o “marco temporal”, os manifestantes também protestaram contra a derrubada de imóveis de indígenas no local.

O critério do “marco temporal” define que índios só podem reivindicar a demarcação das terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988.

Os indígenas são contra o reconhecimento da tese do “marco temporal”, enquanto proprietários rurais argumentam que o critério é importante para garantir segurança jurídica. O presidente Jair Bolsonaro é favorável à tese.

Foto: Gabriel Paiva/Fotos Públicas

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143