O início do outono na Bahia foi marcado por chuvas intensas, causando alagamentos em diversas cidades. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região norte do estado foi a mais atingida pelos temporais.
Nesta terça-feira (21), o Inmet divulgou um boletim prevendo tempo instável, céu com nebulosidade variável e chuvas para as próximas 24 horas. Além disso, o instituto emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de perigo, válido até as 10h de quarta-feira (22).
De acordo com o alerta, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), aumentando o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Dentre os municípios que estão está estado de alerta estão:
Abaré
Angical
Baianópolis
Barra
Barreiras
Buritirama
Campo Alegre de Lourdes
Casa Nova
Catolândia
Cotegipe
Cristópolis
Curaçá
Formosa do Rio Preto
Juazeiro
Luís Eduardo Magalhães
Mansidão
Pilão Arcado
Remanso
Riachão das Neves
Santa Rita de Cássia
São Desidério
Sento Sé
Sobradinho
Wanderley
Em Salvador, nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados no Centro e em Brotas, com 35,1mm e 33,6mm, respectivamente, até as 16h, segundo informações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Outros locais que registraram significativos acumulados de chuvas em Salvador foram Engenho Velho de Brotas (30,8mm), Brotas (23,4mm) e Campinas de Brotas (23,2mm).
A previsão para quarta-feira (22) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia, acompanhadas de trovoadas. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.