Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Insituto Butantan diz estar produzindo nova vacina que deve conter H3N2

O Instituto Butantan está produzindo uma nova vacina contra a gripe que deve conter a nova cepa do vírus e o subtipo Darwin (H3N2). Ainda de acordo com o instituto, os imunizantes serão distribuídos ao Sistema Único de Saúde (SUS) já em 2022.

A nova vacina contra a influenza será trivalente, ou seja, composta pelos vírus H1N1, H3N2 e a cepa B. De acordo com o instituto, o imunizante será importante para combater o surto de influenza H3N2 que assola o Brasil.

O Butantan já produz 80 milhões de doses de vacina contra a Influenza que são utilizadas na campanha nacional de vacinação, contudo, por ser uma doença sazonal, ou seja, é desencadeada em uma estação específica do ano, o imunizante é atualizado a cada ano com base em relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta três subtipos do vírus.

Segundo o diretor de produção do Instituto, Ricardo Oliveira, o IFA (ingrediente farmacêutico ativo, componente principal para produção de vacinas), do H1N1 já foi 100% produzido em setembro. O IFA da cepa B está prestes a terminar, enquanto o do H3N2 se iniciou neste mês de janeiro.

De acordo com o instituto, uma versão tetravalente da vacina da gripe, que contém duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B, também está sendo trabalhada. O imunizante deverá substituir a versão trivalente no futuro.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143