Fabrício Cunha recebeu no Sociedade Urgente desta quarta-feira (12), Nina Calmon, que é assessora de investimentos Top 15 da XP
O mercado financeiro é, por definição, um ambiente de compra e venda de valores mobiliários (ações, opções, títulos), câmbio (moedas estrangeiras) e mercadorias (ouro, produtos agrícolas).
Nessas negociações, estão envolvidas diversas instituições, que facilitam o encontro entre agentes e regulam e fiscalizam as transações.
Há quem diga que investir é só para quem tem dinheiro, mas esse é um mito que a investidora Nina Calmon desmascarou e explicou aos Ouvintes Sociedade que não é preciso muito para começar a investir, nos investimentos, o tempo é de fundamental importância.
“Não é bem assim, existem diversos investimentos, inclusive, o próprio título público é possível começar a investir com apenas R$30,00. Então, existem programas, existem planilhas que a gente consegue ver o poder do dinheiro no tempo.” ressalta Nina.
A gestora financeira relembrou como começou no mercado financeiro e relatou uma forma interessante de começar com pessoas comuns que buscavam ter um conforto na aposentadoria. “Eu comecei um trabalho de educação financeira através de aportes em previdência privada mensalmente. Ou seja, qualquer pessoa que tivesse interesse em pensar numa aposentadoria e não dependesse do INSS para fazer sua própria previdência privada.” destaca Calmon.
Um dos maiores receios das pessoas é o risco de perder o seu dinheiro quando colocar no mercado financeiro, a especialista alerta que há riscos sim, mas também há opções de riscos menores, lembrando que está sendo visado o retorno a longo prazo.
“Primeiro que estar bem assessorado é super importante, segundo que, no mercado financeiro tem risco para todos os gostos. Por isso, que é preciso que você defina qual é o seu perfil de investidor, se é conservador, moderado ou agressivo, responde ao questionário e a corretora vai te encaminhar.
Sobre a entrevistada:
- Graduação em administração pela UBA, MBA em gestão financeira, controladoria e auditoria – FGV.
- Coordenação de empresas: assessoria de imprensa, agência de marketing digital, agência de comunicação e agência de programação.
- Experiência na área financeira, custos e administrativa
- Gestão de negócios – ramo de alimentos (Restaurante Barcelona e banana passa boa sorte)
- Implantação da área de marketing, através do reposicionamento de nova marca, criação de toda estrutura de marketing digital, inserção da marca nas mídias sociais, acompanhamento do orçamento e controle de todos os custos da área
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: