Digite sua busca

 

 

Brasil Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas SAÚDE

Julho Verde: campanha traz alerta sobre aumento do câncer de cabeça e pescoço no Brasil

O mês está quase acabando, porém, o Julho Verde segue com a Campanha Nacional da Prevenção do câncer da Cabeça e Pescoço. A ação busca alertar sobre a importância destes tipos da doença que muitas vezes atingem as pessoas que negligenciam os sintomas.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 41 mil novos casos de tumores na cabeça e pescoço são registrados por ano no Brasil, sendo os jovens do sexo masculino os mais atingidos.

Em entrevista realizada na manhã desta sexta-feira (23) ao Balanço Geral, o médico oncologista, Eduardo Moraes, disse que a maior incidência da doença é em pessoas que bebem e são fumantes. Em tempo, ele ressalta principalmente sobre o aumento do câncer de amídala.

“É um câncer meio negligenciado (…) Na verdade, quando se gente fala em câncer de cabeça e pescoço é um conjunto de cânceres que vai desde câncer de pele, língua, garganta, cordas vocais. Mas a gente tem visto um aumento muito grande do câncer de amídala e isso é associado ao vírus HPV, que também está associado ao câncer do colo do útero e de pênis no homem”, informa.

Segundo o médico, é importante que a população procure um profissional de saúde no início dos sintomas ao invés de esconder o problema.

“Uma boa higiene bucal é importante. O que acontece de vez em quando, é o paciente que já tem uma ferida ou secreção e ao invés de procurar o médico, ele procura um paliativo. Então isso só faz realmente mascarar ou atrasar o diagnóstico de um câncer”, alerta ele.

Um dos sinais mais comuns são: feridas na boca, caroço no pescoço, alteração na voz, dificuldade ao engolir. Ao perceber algum destes sintomas, é preciso procurar o médico para que seja feito um diagnóstico precoce.  O tratamento varia de acordo com o avanço da doença

Curiosidades:

– Dor de cabeça nem sempre é um tumor

– Usar enxaguante bucal não previne o câncer

– Sexo oral sem preservativo pode causar câncer

– Vacinação contra o HPV em meninos e meninas antes de iniciar as relações sexuais  traz um alto índice de prevenção da doença

– Não fumar, evitar ingerir bebida alcoólica e ir ao dentista uma vez por ano previne este tipo de câncer

Foto: Reprodução / Hospital São Lucas


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143