Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Bahia: Lacen realiza mais de 1 milhão de testes de Covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), ultrapassou a marca de 1 milhão de testes testes RT-PCR, para detecção de coronavírus (Covid-19) no Estado. Os dados contabilizados são reflexos dos 13 meses de testes após a Bahia registrar o primeiro caso, em 6 de março de 2020.

Em suas redes sociais, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, atribuiu o número alcançado aos investimentos realizados pelo Governo do Estado para ampliação do laboratório e compras de matéria-prima.

De acordo com Arabela Leal, diretora-geral do Lacen-BA, foram comprados extratores, pipetadores, amplificadores, termocicladores, insumos, além de um sequenciador, equipamento que são responsáveis por realizar o sequenciamento genético do coronavírus. Ela também informou que para o funcionamento no período de 24h durante os 7 dias na semana, foi preciso realizar a contratação de pessoal para ampliação do serviço.

“O Lacen-BA mudou toda a sua logística de trabalho. Tivemos que nos adaptar completamente às novas rotinas e temos feito isso diariamente, já que estamos trabalhando por demanda espontânea. É interessante observar como comparativo que, no ano de 2019 inteiro, realizamos um total de 27 mil exames de biologia molecular, somando todos os agravos, como vírus respiratórios e arboviroses. Desde o primeiro caso positivo de Covid-19, em 6 de março de 2020, realizamos 1 milhão de exames”, informa a diretora-geral da unidade.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também