O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou atletas olímpicos e militares com a Medalha Exército Brasileiro em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22), em Brasília, como parte das comemorações do Dia do Soldado. Além dos atletas, a cerimônia também homenageou cerca de 34 mil militares envolvidos no resgate de mais de 71 mil pessoas no Rio Grande do Sul, após enchentes que atingiram o estado em abril e maio deste ano.
Uma das homenageadas foi a judoca Beatriz Souza, campeã dos Jogos Olímpicos de Paris. Além dela, o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo, que conquistaram medalhas de bronze na competição, também foram homenageados. “É uma honra ser militar, é mais que um incentivo nas nossas vidas e nos ajuda a focar, simplesmente, no esporte”, declarou Beatriz após o evento.
Os atletas fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, uma iniciativa do Ministério da Defesa para apoiar o esporte nacional. Selecionados por meio de editais baseados em resultados em competições, os atletas também passam por testes físicos e de saúde antes de se tornarem militares temporários. Durante o período de até oito anos no programa, eles recebem benefícios como apoio médico, fisioterapia e acesso a instalações esportivas do Exército. Atualmente, 165 atletas de diversas modalidades fazem parte do programa.
Além dos atletas, o 2° Batalhão de Aviação do Exército recebeu a insígnia de bandeira da Medalha do Pacificador, em reconhecimento aos esforços de resgate e transporte na região. O presidente Lula destacou em suas redes sociais o orgulho pelos atletas brasileiros e o trabalho dos militares.