O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou suas críticas às privatizações e defendeu que certas funções devem ser mantidas sob responsabilidade estatal. A declaração foi feita após uma visita ao Cope-P, Centro de Operações Espaciais Principal da Telebrás, em Brasília, nesta terça-feira (27).
Durante a visita, Lula atacou a privatização de empresas como Vale, Sabesp e Eletrobras, afirmando que essas são estratégicas para o país. Ele destacou que a Telebrás, uma das empresas que estava no programa de privatizações, foi retirada pelo atual governo no ano passado para assegurar a autonomia do Brasil em áreas como inteligência artificial.
O presidente também participou da assinatura de um contrato que permitirá à Telebrás conectar 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego. O Cope-P, sede da Telebrás, é responsável pelo gerenciamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que oferece cobertura nacional para fins militares e acesso à internet em programas sociais.