O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (13) com ministros de Estado que já foram governadores para tratar de projetos ligados à segurança pública que são prioritários para o Executivo e estão em tramitação no Congresso Nacional. O governo tem em análise no parlamento dois textos que abordam diretamente a temática: a PEC da Segurança e o Projeto de Lei (PL 5582/2025) encaminhado pelo governo com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas.
Após a reunião, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, conversou com jornalistas e afirmou que o presidente queria ouvir a experiência dos governadores em relação ao tema e tramitação da segurança. “Foi uma reunião produtiva porque os ministros reiteraram a importância da aprovação desses marcos legais, principalmente a PEC da Segurança, que desde abril está no Congresso, para fazer exatamente a integração das forças de segurança federal com as estaduais e municipais”, explicou.
Segundo a ministra, o presidente pediu empenho dos ex-governadores que integram o governo para sensibilizar parlamentares e garantir a aprovação desses instrumentos de enfrentamento ao crime. Os ministros que exerceram mandato de governadores de estado e estiveram na reunião incluem:
- Rui Costa (PT/Casa Civil), que governou a Bahia;
- Wellington Dias (PT/Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), no Piauí;
- Geraldo Alckmin (PSD/vice-presidente e titular do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), em São Paulo;
- Camilo Santana (PT/Educação), no Ceará;
- Waldez Góes (PDT/Integração e do Desenvolvimento Regional), no Amapá;
- Renan Filho (MDB/Transportes), que esteve à frente do Governo de Alagoas.