Mais de 4,4 milhões de estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, realizam nesta terça-feira (12) a segunda fase da 3ª Olimpíada Mirim de Matemática. A prova, com duração de 1h30, será aplicada em mais de 30 mil escolas de todo o Brasil.
A competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem como objetivo aproximar as crianças da matemática por meio de desafios lúdicos e identificar novos talentos. O evento conta com o apoio dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A prova da segunda fase, composta por 15 questões objetivas, será corrigida pelos professores das escolas entre 13 e 22 de novembro, com as notas sendo cadastradas até 2 de dezembro. Ao final, os alunos serão premiados com certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze, mas sem premiação nacional.
Com mais de 30,7 mil escolas participantes, a Olimpíada Mirim envolve alunos divididos em dois níveis: Mirim 1 (2º e 3º anos) e Mirim 2 (4º e 5º anos). Os estudantes que não participaram da prova nesta terça-feira não terão a oportunidade de realizá-la em outra data.