Digite sua busca

 

 

Meio Ambiente Notícias Notícias em destaque Salvador

Mais uma vez, caixa misteriosa aparece em praia de Salvador

Mais uma das caixas misteriosas que andam aparecendo nas praias da Bahia foi encontrada. Dessa vez, na orla de Salvador, em uma praia do bairro de Amaralina. Na semana passada, um desses objetos apareceu na Pituba.

De acordo com a prefeitura, os banhistas que encontrarem uma dessas caixas não deve mexer nela, apenas acionar o 156 e fazer a denúncia. A caixa encontrada hoje já foi removida pela Empreza de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e passará por análise para saber se faz parte do navio nazista alemão que foi afundado em 1944, assim como as outras.

A primeira caixa apareceu na Praia de Santo Antônio, em Mata de São João, litoral norte da Bahia, no dia 17 de julho. Quatro dias depois, mais duas foram achadas na Praia do Flamengo, em Salvador.

O material fazia parte da carga de um navio nazista afundado na Segunda Guerra Mundial. O mistério foi desvendado pelo oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde agosto de 2018, fardos parecidos foram encontrados em praias do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e até na Flórida, nos Estados Unidos.

Até o momento, só existem duas teorias para a volta da carga à superfície: o desgaste natural, que abriu um buraco no porão do navio, deixando a borracha escapar, ou um grupo de piratas teria ido ao local do naufrágio para recuperar outros itens, como 500 toneladas de estanho, 2.370 de cobre e 311 de cobalto, sendo este último o objeto de desejo dos piratas.

No processo de retirada do metal nobre, a borracha, que boia, teria escapado. Então, as correntes marítimas completaram o serviço e, desde então, esses “fardos misteriosos” têm aparecido nas praias do litoral nordestino.

Foto: Divulgação/ Instituto Biota de Conservação

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143