Digite sua busca

 

 

Bahia Meio Ambiente Notícias Notícias em destaque

Manchas de óleo que apareceram em Itacimirim são as mesmas que atingiram praias em 2019

Os resíduos de óleos encontrados na praia de Itacimirim na semana passada se trata do mesmo material encontrado em praias da Bahia em 2019, com sinais naturais de decomposição. A comprovação surgiu após laudo emitido pelo Instituto do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). A Marinha do Brasil confirmou a informação.

Segundo informações da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), parte do óleo de 2019 ficou submerso e o reaparecimento decorre, possivelmente, de fatores naturais relacionados com a maré de sigízia, ou seja, uma maré com amplitude superior à média, e o regime de ventos e correntes, que provocaram uma ressaca. Essa combinação revirou os sedimentos e resultou no ressurgimento dos fragmentos, que já se encontram em estado avançado de decomposição.

A CPBA ainda informou que, na terça-feira (06), foi realizada uma reunião com representantes da Prefeitura de Camaçari, IBAMA, INEMA e ICMBio para definir estratégias para a remoção de futuros resíduos que possam vir a aparecer.

Os órgãos ambientais e autoridades municipais continuam monitorando a região afetada pelo ressurgimento do óleo e ações estão sendo realizadas de maneira criteriosa e cuidadosa, sob supervisão técnica. É necessário lembrar que se alguém avistar óleo nas praias, deve ligar para o 185.

Foto: Divulgação/Limpurb

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143