Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Martagão Gesteira fará transplante de medula óssea em crianças e jovens

O Hospital Martagão Gesteira vai realizar pela primeira vez na Bahia um transplante de medula óssea em crianças e jovens na faixa etária de 0 a 14 anos pela rede pública. O anúncio foi feito após a habilitação concedida pelo Ministério da Saúde, através da portaria de n° 1.100, publicada ontem (23) que autoriza o processo.

De acordo com a unidade hospitalar, a previsão é que o procedimento ocorra ainda este ano, após a finalização da implantação do novo serviço no hospital filantrópico. As etapas iniciais já foram cumpridas.

Na Bahia, outras unidades de saúde já realizam, o implante de medula óssea, mas apenas em casos a partir dos 14 anos. Abaixo da idade, os pacientes precisam deslocar para outros estados, a fim de viabilizar o tratamento. No caso do Martagão, unidade de saúde referência em atendimentos pediátricos na Bahia, o serviço abrangerá a faixa etária de 0 a 18 anos.

Ainda segundo o Martagão, inicialmente, será possível realizar um dos três tipos de transplante de medula óssea: o autólogo, quando células da medula óssea do próprio paciente são injetadas para fazer com que ela se regenere.

Foto: Divulgação

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X