Digite sua busca

 

 

Sem categoria

Médica da Família fala sobre riscos de quedas entre idosos

As quedas costumam estar cada vez mais presentes na vida das pessoas, sobretudo, em dois momentos da vida: nos primeiros passos, durante a primeira infância e quando somos idosos, o que as tornam ainda mais perigosas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos indicam que a prevalência de pelo menos uma queda por ano na população com mais de 65 anos está entre 30% e 60%.

Já nas pessoas acima de 85ª anos, o percentual de quedas aumenta em até 34%. Dados também apontam que as quedas são a terceira causa de mortalidade entre os idosos no Brasil.

Nesta manhã (3), a Rádio Sociedade recebeu a médica da Família, Ana Rosa Humia, para falar sobre o risco de mortes em idosos em virtudes das quedas e os cuidados que devem ser tomados por este público.

“Hoje a gente tem vários cuidados que a gente pode ter tanto do ponto de vista pessoal, tanto do ponto de vista ambiental, onde a gente vive, onde a gente transita. Então, os cuidados com a pessoa está relacionada a fazer uma atividade física, se alimentar melhor, procurar verificar a questão da visão, da audição, porque isso favorece a queda”, explicou a médica.

De acordo com Ana, o maior incidência de queda entre os idosos é durante a noite, quando eles se levantam para ir ao banheiro, mas destaca a importância de verificar o mobiliário da casa, fiação, tapetes e desníveis, responsáveis pela maioria dos casos de acidentes domésticos.

Na ocasião, a Humia esclareceu que em casos de queda, o serviço médico especializado deverá ser acionado para que o atendimento adequado seja realizado e para evitar o agravamento do quadro.

Foto: Divulgação


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143